Um precioso diário para guardar aqueles momentos inesquecíveis que os livros e a leitura proporcionam para os pequenos e grandes leitores da biblioteca escolar!

terça-feira, 29 de outubro de 2013

A pequena e sua declaração de amor pelo livro

Presenciei uma linda declaração de amor... A pequena, aquela que já apareceu em várias páginas deste diário e que ama o garfield,  para a minha surpresa doou seus livros prediletos deste personagem para o acervo da biblioteca.

Hoje, quando a pequena entrou na biblioteca, dei a notícia que ela tanto esperava: "Emprestei o livro do garfield... mas não foi só um, mais duas crianças também pegaram os livros emprestados"! Ela abriu um lindo sorriso e me deu um abraço tão forte que pude sentir a alegria que ela tem de saber que outros pequenos tem o mesmo gosto que ela ou estão se aventurando em descobrir a interessante leitura dos quadrinhos do garfield.

Desta maneira,  percebi que a generosidade é a chave que abre caminhos para a formação de leitores que compartilham livros e leituras!


sábado, 5 de outubro de 2013

A biblioteca e o retorno da cadeira confortável

No dia 7 de março deste ano postei sobre a importância das bibliotecas possuírem mobiliários confortáveis e dei o exemplo da fama que a cadeira estofada tem na biblioteca onde trabalho. Veja o link: http://diariodabiblioteca.blogspot.com.br/2013/03/a-biblioteca-e-sua-cadeira-confortavel.html

A mesma cadeira tem mais um destaque nessa página do diário. Um dia desses um pequeno que aguardava a aula começar, pegou o livro em quadrinhos do garfield e sentou confortavelmente na cadeira. O que mais me chamou atenção foi que  o menino lia e ria, passou minutos lendo e rindo.

Após contemplar essa cena tive a certeza que a cadeira confortável e o livro do garfield no acervo da biblioteca tornou mais divertido o dia daquele menino na escola.

O acervo de uma biblioteca escolar tem que ser adquirido buscando atender leituras literárias de lazer. Um exemplo é a organização de uma gibiteca. Há muito tempo os gibis foram proibidos na prática de leitura e ensino. Atualmente são usados para estimular o gosto pela leitura.  Veja neste link uma reportagem sobre o uso do gibi na pré-escola:
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/eu-ja-sei-ler-gibi-423486.shtml