Um precioso diário para guardar aqueles momentos inesquecíveis que os livros e a leitura proporcionam para os pequenos e grandes leitores da biblioteca escolar!

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Compartilhar entusiasmo para formar leitores

Hoje registro nesta página um momento muito especial que eu vou intitular de "Compartilhar entusiasmo para a leitura".

Sabemos que cada aluno tem a sua experiência como leitor, cada um possui um repertório literário, cada um vivência o ato de ler de diversas maneiras. No entanto, alguns alunos precisam de motivação para experimentar as transformações que a leitura proporciona. Sabemos que muitas crianças não possuem a oportunidade de ter o acesso ao livro, como também são banidas no processo do habito de ler. Deste modo, crianças são excluídas do encantamento que um texto lido pode proporcionar. Também existe a fase do desencanto quando adolescentes experimentam a leitura obrigatória por meio de avaliações escolares. Assim, o desprazer de ler causa danos sérios para a formação do leitor. Muitos alunos podem sentir aversão ao livro. Sabendo de todos esses fatores, o profissional que trabalha em uma biblioteca escolar precisa ser um mediador do livro e da leitura. O seu "fazer" no ambiente escolar é fundamental para dinamizar o acervo e criar estrategias para aproximar a biblioteca da comunidade discente e docente.

A partir dessa reflexão, exponho um fato especial que ocorreu na biblioteca e por isso, precisa ficar registrado na página deste diário:

Duas alunas do 8° ano do ensino fundamental entraram na biblioteca na hora do recreio. Uma delas pegou um livro emprestado do Harry Potter e a outra ficou apenas observando a amiga. Então, quando acabei de fazer o empréstimo perguntei para a observadora se ela também não queria levar um livro emprestado. Ela logo me respondeu que não gostava de ler porque tem preguiça, não tem tempo, a leitura não envolve e ela deixa para lá... dentre várias desculpas. Então após ouvi-lá, contei a minha experiência. Assim que anunciou a estreia do filme Jogos vorazes, baseado no livro, todos estavam lendo a série e comentando. Fiquei com muita vontade de ler mas também e realmente estava sem tempo. Então fui assistir o filme primeiro já que o livro estava sendo super recomendado. Após a minha ida ao cinema sai convencida de que precisava ler o livro e foi o que aconteceu... comecei a ler no ônibus, no trem, antes de dormir... comecei a devorar a leitura e me envolver com a história, os personagens, viajava em cada virada de página!!! Após contar a minha experiência a aluna virou para mim e disse: - Adorei conversar com você! Dá até vontade de ler, você contagia... e assim me pediu ajuda para escolher um livro para ela levar emprestado!

Tive a certeza que os bibliotecários que atuam em biblioteca escolar precisam compartilhar entusiamo para a leitura!

Tatyanne Valdez

Imagem da artista argentina, Eleonora Arroyo. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário