Um precioso diário para guardar aqueles momentos inesquecíveis que os livros e a leitura proporcionam para os pequenos e grandes leitores da biblioteca escolar!
Era à tarde, quando vi que um aluno estava na biblioteca lendo o livro do Bidu, de Mauricio de Sousa. O que me despertou a atenção, foi ver que ele lia, ria e cantarolava ao mesmo tempo... exatamente assim! Isso marcou a minha tarde de trabalho, por um instante fui agraciada por aquela cena! Outros alunos também perceberam, mas o menino estava em sua cúpula perfeita que o protegia de tudo e de todos. Ninguém poderia atrapalhar o seu tempo tão importante e mágico: o momento da leitura!
A leitura literária oferece experiências tão ricas para as crianças, tais como: aquisição de conhecimento, desperta a criatividade, aumenta o vocabulário, ajuda na saúde física e mental, além de horas de distração e lazer e dentre outros benefícios para a vida!
"Quando a greve termina?" "O que é greve?" "Será que os professores também vão entrar na greve?" "Quando a biblioteca vai abrir?" "Posso pegar um livro?" "Posso entrar na biblioteca?"
Todas essas perguntas foram realizadas no período da greve dos funcionários públicos federais, em alguns momentos os pequenos não entendiam a resposta, não compreendiam o que é uma greve! Mas agora o que importa na página deste diário é o fim da greve!
Quando a biblioteca amanheceu de portas abertas foi um sonho realizado para muitos alunos! Os pequenos vibraram, pegaram livros emprestados, disputaram a cadeira confortável, jogaram dama e xadrez, pediram novos livros... foi uma festa para cada um desses pequenos e os funcionários da biblioteca eram os anfitriões que proporcionaram aos convidados momentos de alegria. E um desses momentos será relatado aqui!
Aquela pequena que possui a sua história escrita em algumas páginas deste diário, quando viu que a porta da biblioteca estava aberta correu pelo corredor em direção a entrada, eu sem querer presenciei esta cena... A pequena me deu um abraço rápido e agradecido, em seguida começou a pular de alegria entre as mesas e cadeiras do salão de leitura da biblioteca. Ela realmente vibrava! A biblioteca está aberta! Após esse momento pueril, a pequena foi até o acervo escolher um livro para levá-lo emprestado...
Há quanto tempo ela estava esperando por esse momento... e eu há quanto tempo queria deixar aqui registrado um relato das experiências que só uma biblioteca escolar pode contemplar!
Os pequenos do 1º ano do ensino fundamental quando descobrem a biblioteca da sua escola ficam muito entusiasmados. Visto que no horário do recreio a biblioteca fica repleta dos pequenos leitores: lendo, jogando, conversando e se escondendo... Ops, isso porque eles ainda não foram apresentados a biblioteca, pois todo primeiro trimestre do ano letivo acontece atividades que visam educar esses pequenos leitores para usarem esse espaço. Mas, às vezes, depois da realização dessas atividades, alguns pequenos esquecem como devem se comportar nesse ambiente. Então, as bibliotecárias com afeto e atenção precisam lembrá-los de maneira bem especial:
Uma pequena entrava sempre correndo na biblioteca e ia direto para estante de livros. Um dia a bibliotecária viu que a pequena vinha correndo do corredor em direção à biblioteca e foi então que ela interrompeu a sua entusiasmada corrida com um "Boa tarde! Você está muito agitada para entrar na biblioteca, vamos combinar o seguinte, toda vez que estiver chegando na porta da biblioteca você para, respira fundo e entra como se fosse uma linda princesa entrando no seu belo castelo!"
Jogo de tabuleiro criado pela Biblioteca do Colégio de Aplicação da UFRJ para educar os usuários:
Eles adoram esse jogo de tabuleiro, pinos e dado.
Ninguém gosta de parar no número 3: "Quem come e bebe na biblioteca perde uma jogada"
Não foi porque não tinha nada para escrever, pois nesses meses que eu não postei uma palavrinha sequer neste diário, muita coisa aconteceu na biblioteca...
Neste momento os pequenos usuários da biblioteca estão de férias e por esse motivo bate a saudade de ver os pequenos lendo, perguntando, falando, imaginando e revelando muitas coisas que só existe nos livros, e por isso estou aqui escrevendo esta página porque recordar é viver!
A biblioteca onde trabalho é plena quando está florida de pensamentos e gestos afetivos entre bibliotecários e os pequenos e grandes usuários. Posso dizer que os dias de plenitude são incontáveis! No entanto, não vou desmerecer o momento quando a biblioteca presencia as férias, pois é nestes dias de silêncio que esse espaço se adorna para receber os novos, antigos e eternos frequentadores. Também são nesses dias que fazemos uma retrospectiva das ações que aconteceram e marcaram as nossas vidas profissionais e pessoais também.
Recordo do evento Semana da Biblioteca, especificamente do dia que apresentamos um vídeo educativo para a turma do terceiro ano. O vídeo que foi localizado no YouTube apresenta a personagem Kika uma menina que se pergunta De onde vem o livro, então cenas sobre a produção de um livro são explicadas de maneira simples e eficaz para o entendimento das crianças. Quando acabamos de passar o vídeo para as crianças na biblioteca, eu comentei: "Viu crianças o caminho que o livro percorre até chegar aqui!". Em seguida um pequeno exclamou:"Caramba, Deus nos abençoe!". Quando a atividade acabou e a turma deveria retornar para a sala de aula, o pequeno me abraçou e agradeceu.
Na mesma hora senti alegria ao perceber o efeito que pequenas práticas de leitura podem produzir nas crianças e também nas suas famílias.
Conhecimento é algo precioso para a formação intelectual, social e cultural das pessoas.