Um precioso diário para guardar aqueles momentos inesquecíveis que os livros e a leitura proporcionam para os pequenos e grandes leitores da biblioteca escolar!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Uma pequena leitora e sua pesquisa escolar na biblioteca

No horário do recreio uma pequena de 7 anos me surpreendeu com seu pedido de auxilio para a sua pesquisa. Era uma atividade para ser feita em casa, mas a pequena reconheceu que a biblioteca poderia ajudá-la e escolheu a hora do recreio para fazer a sua atividade ao invés de brincar.

A pesquisa era sobre a uva, o nome científico da fruta e as suas propriedades. Então, peguei a Enciclopédia Barsa para auxiliá-la e para a minha surpresa a pequena desempenhou sua atividade de acesso a informação com eficiência. Com a minha ajuda para encontrar o verbete, a menina localizou o que desejava e parafraseou as informações com a autonomia de uma pequena pesquisadora!

Desta maneira, podemos perceber a importância de uma biblioteca escolar na formação de uma criança.

Uma sugestão de leitura é o livro Balaio de ideias, nesse é apresentado seis dicas para as crianças fazerem uma pesquisa escolar.




 "Saber fazer uma pesquisa bibliográfica é muito importante para a sua vida escolar, já que em todas as séries, matérias e escolas (e, depois, também nas universidades), os professores solicitam esse tipo de trabalho. Lembre-se de que pesquisar não é só copiar da enciclopédia ou fazer um "recorte-colagem" de algum site da internet. A pesquisa deve servir para você aprofundar de fato seus conhecimentos e aprender" Trecho do livro Balaio de ideias, p. 90.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Compartilhar entusiasmo para formar leitores

Hoje registro nesta página um momento muito especial que eu vou intitular de "Compartilhar entusiasmo para a leitura".

Sabemos que cada aluno tem a sua experiência como leitor, cada um possui um repertório literário, cada um vivência o ato de ler de diversas maneiras. No entanto, alguns alunos precisam de motivação para experimentar as transformações que a leitura proporciona. Sabemos que muitas crianças não possuem a oportunidade de ter o acesso ao livro, como também são banidas no processo do habito de ler. Deste modo, crianças são excluídas do encantamento que um texto lido pode proporcionar. Também existe a fase do desencanto quando adolescentes experimentam a leitura obrigatória por meio de avaliações escolares. Assim, o desprazer de ler causa danos sérios para a formação do leitor. Muitos alunos podem sentir aversão ao livro. Sabendo de todos esses fatores, o profissional que trabalha em uma biblioteca escolar precisa ser um mediador do livro e da leitura. O seu "fazer" no ambiente escolar é fundamental para dinamizar o acervo e criar estrategias para aproximar a biblioteca da comunidade discente e docente.

A partir dessa reflexão, exponho um fato especial que ocorreu na biblioteca e por isso, precisa ficar registrado na página deste diário:

Duas alunas do 8° ano do ensino fundamental entraram na biblioteca na hora do recreio. Uma delas pegou um livro emprestado do Harry Potter e a outra ficou apenas observando a amiga. Então, quando acabei de fazer o empréstimo perguntei para a observadora se ela também não queria levar um livro emprestado. Ela logo me respondeu que não gostava de ler porque tem preguiça, não tem tempo, a leitura não envolve e ela deixa para lá... dentre várias desculpas. Então após ouvi-lá, contei a minha experiência. Assim que anunciou a estreia do filme Jogos vorazes, baseado no livro, todos estavam lendo a série e comentando. Fiquei com muita vontade de ler mas também e realmente estava sem tempo. Então fui assistir o filme primeiro já que o livro estava sendo super recomendado. Após a minha ida ao cinema sai convencida de que precisava ler o livro e foi o que aconteceu... comecei a ler no ônibus, no trem, antes de dormir... comecei a devorar a leitura e me envolver com a história, os personagens, viajava em cada virada de página!!! Após contar a minha experiência a aluna virou para mim e disse: - Adorei conversar com você! Dá até vontade de ler, você contagia... e assim me pediu ajuda para escolher um livro para ela levar emprestado!

Tive a certeza que os bibliotecários que atuam em biblioteca escolar precisam compartilhar entusiamo para a leitura!

Tatyanne Valdez

Imagem da artista argentina, Eleonora Arroyo.