Em tempo de olimpíadas e dos diversos assuntos que foram relacionados a esse grande evento no Rio de Janeiro, destaca-se o voluntariado. Assim, a Biblioteca foi contagiada por alguns leitores que frequentam esse espaço com assiduidade e entusiasmo.
Todo dia é uma maratona de alegria, leituras compartilhadas, jogos, livros emprestados e devolvidos, conversas entres livros, aventuras na hora do recreio. O fazer das bibliotecárias se torna inspirador diante de um ambiente agradável, alegre, aconchegante e dinâmico. Muitos alunos perguntam sobre o nosso trabalho. Com um tom de fantasia perguntam se as bibliotecárias já leram todos os livros, e outros alunos afirmam que vão ser bibliotecários quando crescer!
O gosto pelo livro e pela leitura aguça a curiosidade da prática bibliotecária. Deste modo, os leitores querem ajudar na biblioteca por meio de uma atividade muito prazerosa: o empréstimo de livros.
Eu, bibliotecária que trabalha nesse espaço maravilhoso, gosto de fazer dessa atividade um momento mágico... Então peço um autógrafo, ao escreverem o nome na ficha de empréstimo de livros, porque os leitores devem ser considerados como artistas ao pegarem um livro emprestado - eles são super importantes! Também comento a capa, compartilho sugestões de livros, falo que aquele livro estava esperando pelo aluno, desejo boa leitura, dentre outras travessuras literárias!!!
Todo esse clima contagia e faz vibrar no momento em que vários leitores querem pegar livros na hora do recreio. É nesse momento que entra os voluntários da biblioteca que junto com as bibliotecárias emprestam os livros... Uma singelaa ação de colocar a data da devolução na ficha do livro e depois, pedir para o seu amigo leitor assinar!
É desta maneira que os voluntários mobilizam a circulação dos livros entre leitores, por meio da interação, alegria e satisfação de estar ajudando na biblioteca!
Viva a Biblioteca e Viva a Leitura!